Qual é a imagem queremos passar?

Artigo originalmente publicado no Jornal do Comércio de 10 de julho de 2020.

O turismo de eventos e negócios, como todos sabem, está prejudicado em todo o mundo. E o Gramado Canela Convention & Visitors Bureau está trabalhando diuturnamente para manter e/ou re-agendar eventos programados para este ano ainda e também para 2021. Contudo, para que esta batalha seja justa precisamos que todos – moradores de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula – sigam algumas medidas, individualmente e em grupo.

A imagem que nossas cidades gozam de um turismo de alta categoria passa também, neste momento de pandemia, pelas boas práticas de segurança preconizadas pelas organizações de saúde mundiais, nacionais, regionais e municipais. O bom senso deve ser nossa maior medida de manutenção do turismo.

O que isso significa: precisamos dar o exemplo, usando máscara, fornecendo álcool em gel nos estabelecimentos de qualquer tipo e atendendo às restrições estaduais. Muito negociamos para quebrar algumas barreiras que não fazem sentido dentro do zoneamento e levantamos outras causas junto às entidades da região frente ao Estado. 

Entretanto, quando estivermos definitivamente em bandeira laranja ou, melhor ainda, em bandeira amarela – sem depender de recursos e decisões extra do governo do Estado   necessitamos que hotéis, restaurantes e varejos operem nas capacidades solicitadas pelas autoridades. O respeito também forma a imagem da Serra Gaúcha.

Outro ponto é o cumprimento do uso de máscara por toda nossa população. Se algum turista estiver sem a proteção, devemos gentilmente lembrá-lo que é lei federal o uso do EPI. E nós sabemos ser gentis como poucos povos no Brasil, não é mesmo?

É preciso, acima de tudo, lembrar que a imagem de nossas cidades, com ruas cheias de pessoas sem máscara depõe contra o que esperam de nós. Podemos facilmente – por meio da rapidez das redes sociais – nos tornarmos conhecidos negativamente, como uma terra sem lei e irresponsável com a saúde das pessoas. 

O Covid19 está longe de ser uma doença qualquer. A ciência está debruçada tentando entender seus critérios, que parecem randômicos. Até não estarmos seguros, devemos confiar em nossas autoridades tal como dar o exemplo aos visitantes. Quem bem recebe também deve bem educar. Se todos tivermos a mesma postura, nenhum visitante mal intencionado ou imprudente vai depreciar nossa imagem e as fotos que representam Gramado, Canela e região seguirão sendo de nossas belezas e não de pessoas sem máscaras ou aglomeradas.

Luciano Gonçalves, gerente executivo do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias

Compartilhe: http://gramadoecanelaconventionbureau


Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'my_plugin_comment_template' not found or invalid function name in /home/conventionbureau/www/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de e-mail não será publicado.